Reestruturação tecnológica
Um condomínio fechado com 25 torres e 10 mil habitantes. Junto a isso, um cenário de guerra: dívidas que somavam milhões de reais, academias inacabadas, piscinas interditadas e vários problemas estruturais faziam parecer que o Condomínio Alphaville estava fadado ao abandono por seus moradores.
Esse foi o ambiente encontrado pelo consultor de segurança Daniel Coelho, ao ser contratado para organizar a segurança do Condomínio Alphaville pelo síndico profissional Cristiano Rovida.
A história de sucesso e renovação nesse condomínio foi contada pelos dois profissionais durante a programação da ISC Brasil, como parte do ciclo de palestras promovidas pela Innovation 360.
A primeira grande mudança aconteceu com a chegada do consultor Daniel Coelho, que trouxe sua expertise de segurança eletrônica para conscientizar os moradores e promover uma mudança nos hábitos do condomínio.
“Fomos guiados por três pilares os pilares que guiaram o projeto: economia, gestão e fator humano. O trabalho foi feito com a premissa de gerar valor para os condôminos, ao mesmo tempo em que melhorava consideravelmente a segurança local e reduzia custos”, explicou o consultor.
Outra iniciativa importante foi a modernização dos sistemas de segurança, desde câmeras até o novo sistema de controle de acesso, que modificou radicalmente o dia-a-dia dos moradores, melhorando a circulação dos veículos entre as torres.
“Em 2019, instalamos uma eclusa com motor de alta velocidade para verificação em segunda etapa. Foi uma parceria de sucesso com a Idemia, na qual o sistema Morphowave de leitura da palma da mão agilizou muito o check-out para o controle de acesso. Com o novo sistema de acesso, resolvemos de uma só vez um problema de transito urbano, permitindo que até 4 mil veículos entrassem no empreendimento rapidamente usando o Sem Parar no horário de pico. Através da checagem oferecida pelo MorphoWave, conseguimos fazer uma checagem que levava 15 segundos por veiculo”, explicou Cristiano Rovida.
Com novas tecnologias de controle de acesso e videomonitoramento instaladas, foi possível criar regras claras para os moradores, promovendo a gestão de vagas com tempo pré-determinada de descarga para cada veículo.
“Como parte da mudança dentro do condomínio, foi implementado um sistema de gestão de vagas e monitoramento, no qual, ao voltar do mercado, os moradores tinham 30 minutos para retirar as compras de seus veículos. Dessa forma, o morador tinha tempo estipulado para retirar o veiculo, sob pena de ser advertido pelo operador e multado”.
De acordo com Daniel, o conhecimento técnico foi fundamental para conseguir implementar todas as mudanças necessárias no condomínio e torná-lo mais eficiente e funcional.
“Depois de conseguirmos garantir a parte técnica, com Mais de 300 câmeras inteligentes de última geração para videomonitoramento, conseguimos melhorar consideravelmente o fluxo de veículos no condomínio. A partir da gestão de segurança condominial, passamos a fazer a gestão de processos, na qual resolvemos praticamente todos os problemas que o condomínio vinha enfrentando”.
Consultoria no projeto tecnológico
Conforma enfatizou mais de uma vez em sua apresentação, Rovida destacou o papel fundamental do consultor Daniel Coelho no Condomínio Alphaville.
“Ele entendeu a dimensão e a complexidade do empreendimento. Além disso, teve a compreensão de que apenas um parque tecnológico moderno poderia resolver os problemas que existiam nesse condomínio de alto padrão”, contou.
O especialista em segurança mostrou - primeiro ao síndico, depois para o Conselho e, por fim, os condôminos - que todo o trabalho de reconstrução tecnológica, apesar de ser um período de dificuldades e privações, valeria o esforço de todos.
Ao mesmo tempo, aplicando técnicas de planejamento e seu conhecimento de Capex e Opex, Daniel trouxe uma redução de gastos considerável para o condomínio.
“Na instalação das catracas nas piscinas e das câmeras fizemos um planejamento que reduziu custos com mão de obra. No final, esse valor foi transformado em equipamentos instalados de alta tecnologia. Outro ponto fundamental foi a aprovação do sistema de locação de equipamentos. Com ele, houve redução de custos substanciais ao longo de 60 meses, mesmo com um investimento de R$ 7 milhões com tecnologia de alto nível”, contabilizou o especialista.
Dentro do projeto do Condomínio Alphaville, Daniel Coelho aplicou seu conhecimento técnico e larga experiência no setor condominial para entregar um projeto de altíssimo nível, com tecnologia de ponta e total aprovação dos condôminos, que tiveram que se adequar a um “novo normal”.
“A segurança é eterna e plural. Ela depende de uma estrutura tecnológica, com sistemas de alto nível e totalmente integrada. É o conceito de Smart Cities levado para o setor condominial. Até aqui foram 72 meses de valores difundidos” - Daniel Coelho.
O que a tecnologia trouxe ao Condomínio Alphaville
Recadastramento de 100% do condomínio
Controle de entrada e saída de veículos e de pedestres
Controle de carga e descarga interna
Software de gestão para melhorar o trabalho do Centro de Comando e Operações
Redução do número de funcionários monitorando telas dentro da CCO – de 60 para 15 posições graças aos analíticos de vídeo que facilitaram a indicação correta de ocorrências.
Ganho operacional e racionalização de meios. A tecnologia trouxe redução de custos em mão de obra, com mais eficiência operacional.