Condomínios de luxo buscam proteção de alto nível
A Consisplus Consultoria de Sistemas Integrados de Segurança promoveu no dia 24 de maio, no Hotel Fasano da Fazenda Boa Vista, na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo, o evento “Tech Day Experience”, workshop de atualização tecnológica e boas práticas em sistemas integrados de segurança, voltado para empresas, associações/condomínios “Triple A”.
Organizado pelo consultor e especialista em Sistemas Integrados de Segurança, Daniel Coelho, o encontro reuniu alguns dos principais fabricantes do mercado de segurança como: Milestone Systems, Invenzi, Idemia, Alfasense, Aeroscan, Bosch, GSS Analitix, EZVIZ e Slalon.
“A escolha de empresas participantes aconteceu naturalmente entre os meus principais parceiros tecnológicos, levando em conta a presença no mercado de segurança e produtos de alto nível, que agregam valor aos projetos dos clientes finais”, destacou Coelho.
De acordo com o especialista, a ideia foi mostrar para esse público as diversas possibilidades da segurança eletrônica nos segmentos de videomonitoramento, gerenciamento de vídeo e controle de acesso, com o objetivo de inserir o consumidor final numa experiência imersiva de alta tecnologia.
Diversidade tecnológica em pauta
Durante todo o dia, os representantes das empresas realizaram palestras e mostraram as principais funcionalidades de seus produtos e como eles se integram para formar soluções de alto nível para o cliente final.
Daniel Coelho abriu o evento com a palestra sobre “Atualização tecnológica e boas práticas em sistemas integrados de segurança”. Nela, ressaltou a importância da privacidade para os condomínios e como é possível atingir esse objetivo trabalhando com empresas líderes de mercado e projetos de segurança bem elaborados.
“Todos os projetos de segurança em que eu atuo estão fortemente embasados em eficiência tecnologia e LGPD, com equipamentos que possuem toda a proteção de dados e metadados de fábrica, que podem oferecer informações precisas”, explicou.
Em sua palestra, Coelho também abordou temas como Custo Total de Propriedade, relacionando a compra de equipamentos com a utilização do formato de negócio As a Service.
“Enquanto consultor, eu apresento todas as opções possíveis e deixo claro para eles quais as melhores alternativas de acordo com cada caso. É minha obrigação pelo compliance que eu tenho com meus clientes”, ressaltou.
O especialista destacou também as tendências atuais, com tecnologias disponíveis imediatamente para ajudar o cliente na escolha das melhores soluções.
“Nos projetos que trabalho eu abordo metadados como algo fundamental para as grandes estruturas de condomínios e mostro a eles tudo o que a combinação câmera/software pode oferecer quando o projeto é bem estruturado, inclusive reduzindo custos que normalmente são altos dentro dos condomínios de alto padrão”.
Segurança com presença harmônica
A Fazenda Boa Vista é um empreendimento lançado em 2007 e referência nacional para empreendimentos de alto padrão – Triple A, que dispõe de infraestrutura completa de esportes, lazer e serviços, com segurança absoluta.
Ao todo são 12 milhões de m², sendo três milhões deles cobertos por matas nativas, lagos, bosque e jardins, com paisagismo que se integram à vegetação original do local.
Para falar sobre os desafios de administrar esse enorme complexo de lazer, Camilo Lelis, CEO da APCFBV (Associação dos Participantes do Complexo Fazenda Boa Vista) participou do encontro falando sobre a sua experiência na administração e ressaltando a segurança de condomínios Triple A. Ele destacou a importância de trabalhar com empresas Premium e contar com equipamentos de última geração instalados em vários pontos da propriedade.
“Pelo tamanho do condomínio e do patrimônio que ele representa, temos um grande desafio para administrar a fazenda e garantir a segurança dos moradores. Para se ter uma ideia, em 2022, foram realizados 1 milhão de acessos pelas quatro portarias”, destacou Lelis.
Para ajudar nesse monitoramento permanente, estão presentes câmeras analíticas e térmicas, além de outras soluções que ajudam na proteção do empreendimento.
“O CCO é o nosso motor de gerenciamento. Por isso, contamos com a solução de VMS mais moderna do mundo e todos os sistemas são homologados antes de se iniciar um processo de aquisição ou As a Service. Isso traz conforto aos condôminos e evita surpresas”.
Equilíbrio entre tecnologia e natureza
Por conta da gigantesca área campestre que compõe a Fazenda Bela Vista, a preservação da natureza no entorno é fundamental e deve ser levada em conta pelas empresas que prestam serviço para o condomínio.
Ao mesmo tempo, a segurança deve ser discreta e não invasiva, para proteger os moradores. Por isso, as mais modernas tecnologias de segurança foram combinadas para atingir esse objetivo. No evento foram demonstradas diversas formas de garantir segurança eficaz usando alta tecnologia.
Mauricio Felizardo, gerente de produtos da Bosch Security Systems, mostrou como os sistemas da empresa podem auxiliar na gestão de grandes espaços, sejam eles urbanos ou rurais, utilizando a tecnologia.
“Com a Inteligência Artificial, o videomonitoramento ganha enorme importância e destaque nos projetos de segurança. Atualmente, a câmera é uma ferramenta poderosa para ajudar os clientes na gestão administrativa”, destacou.
Por ser um local ao ar livre e imerso na natureza, existe todo um ambiente de flora e fauna que devem ser protegidas. Por isso, foram demonstradas algumas soluções diferenciadas como opção para garantir a segurança, como a proteção perimetral por fibra óptica.
Sobre esse tema, Hamilton Luz, CEO da Alfasense, destacou as funcionalidades do monitoramento de perímetro realizado com soluções baseadas em fibra óptica, que atuam de forma preventiva para detectar e acionar alarmes em casos de invasão, corte, escalada e quebra.
“O sistema da Alfasense é capaz de detectar imediatamente ações de passos e escavação e disparar um alarme para a central de monitoramento para que sejam tomadas ações necessárias, trabalhando para ajudar na gestão de forma preventiva”.
Andrei Junqueira, diretor de vendas da Milestone Systems, falou sobre as possibilidades que o VMS X- Protect possui ao combinar Inteligência Artificial e Deep Learning. Ele também destacou as facilidades de integração com equipamentos com outros players do mercado.
“Com a ajuda do software da Milestone Systems, os metadados são traduzidos de maneira a transformar as imagens captadas pelas câmeras em informações que ajudam na gestão do cliente”.
André Silva, CEO da Invenzi, apresentou para o público as funcionalidades da plataforma de controle de acesso W-Access, que une qualidade e flexibilidade para oferecer a melhor forma de gestão de acesso.
Trata-se de uma plataforma robusta, totalmente online e preparada para a nuvem integrada dos principais fabricantes de hardware e software, que traz inteligência e agilidade em automação de processos.
“O grande diferencial do nosso sistema é a gestão do usuário. A plataforma vai muito além do controle de acesso e pode ser utilizada no gerenciamento da empresa como um todo, em verticais como Condomínios, por exemplo. A plataforma pode ser configurada da melhor maneira para atender as necessidades dos clientes, de acordo com sua área de atuação, de forma muito flexível. Em termos de controle de acesso, ele pode ser feito com base em dados pré-definidos que garantem segurança total aos clientes”, explicou.
Ricardo Miralha, Gerente Regional de Vendas da IDEMIA, falou sobre os serviços de segurança prestados pela empresa como reconhecimento facial e outros produtos e softwares de identificação biométrica e também da importância da LGPD.
O executivo demonstrou produtos como o MorphoWave XP, SP e VisionPass, explicando como essas soluções de alta performance podem ajudar nos projetos de segurança devido a sua alta confiabilidade.
“Todos eles são todos produzidos na França cumprindo com os mais rigorosos padrões de qualidade, atendendo as normas de privacidade européia GDPR. Nossa experiência e cases de sucesso em condomínios de alto padrão faz da IDEMIA uma excelente escolha para esses projetos de controle de acesso”.
Saindo do videomonitoramento terrestre para o aéreo, Renato Mugnaini, executivo de vendas da Aeroscan, falou sobre a forma de ação dos drones no mercado de segurança atualmente e as possibilidades de monitoramento que eles oferecem. O executivo destacou o uso expressivo desses equipamentos em áreas rurais, mostrando como o drone fornece uma visão volumétrica que auxilia na inspeção quando há grandes extensões que precisam ser protegidas.
“O drone é uma câmera com visão 3D que dá ao cliente uma visão completa da planta. Esse equipamento é capaz de fazer uma varredura ampla, rápida e detalhada da área, que permite enxergar pontos que são percebidos no videomonitoramento convencional”.
Wagner Gomes, diretor nacional da EZVIZ, destacou em sua palestra que não adianta cuidar de amplas áreas e deixar de lado outros espaços que compõe o projeto.
“Proteger residências e moradores locais é fundamental para o projeto. Esses núcleos podem ser monitorados através de modernas câmeras sem fio, com bateria de longa duração. A tecnologia da EZVIZ é ideal para integrar soluções de home security em condomínios de alto padrão, que precisam de equipamentos, câmeras e fechaduras inteligentes”, destacou.
Para integrar todas as soluções e garantir o funcionamento perfeito do ecossistema tecnológico, é preciso um software completo. Rogério Fusco, diretor da GSS ALLARME BRASIL, apresentou ao público essa solução ao demonstrar as funcionalidades do software GSS Analytix, que faz a supervisão analítica do ecossistema, garantindo que os sistemas integrados estejam funcionando e gerando informações preditivas em tempo real sobre a gestão dos empreendimentos triple A em todos os aspectos.
“Esse sistema trabalha com MQTT, solução baseada em IoT, e gera informações sobre todos os sistemas de forma preditiva em tempo real, controlando itens como energia, ar-condicionado, combustível e garantindo que todos os procedimentos estejam sendo realizados de forma a realmente garantir a segurança do condômino”, destacou.
Proteção muito além da tecnologia
Para que um sistema de segurança funcione de forma eficiente, é preciso muito mais do que equipamentos. O fator humano é essencial e é o principal responsável para que todas as soluções tecnológicas, em conjunto, resultem na proteção desejada pelo cliente.
Por isso, uma parte do evento foi destinada a empresas que trabalharam pessoas e demonstram a importância de manter equipes de segurança com perfis adequados a cada necessidade.
Marcus Leite, da Fort Knox/ Verzani & Sandrini, falou sobre uma visão diferenciada do mercado, trabalhando capital humano e tecnologia em conjunto. Ele apresentou o caso de sucesso de um condomínio residencial em Barueri/SP, onde a movimentação diária é de 10 mil pessoas.
“Num empreendimento dessa natureza é preciso ter treinamento de qualidade e constante, que contribua para a segurança do dia a dia”, destacou o executivo.
Treinamento também foi o tema da palestra que encerrou o “TechDay Experience”. A empresa Slalon Segurança Integrada, representada por seu diretor, Coronel Ramalho, falou sobre a importância de todos estarem preparados para desafios e situações de risco, que podem acontecer no deslocamento de um ponto a outro, a qualquer momento, mesmo com toda a tecnologia reservada para proteção dos moradores.
Ele também abordou a importância da direção defensiva para ensinar os clientes sobre como agir em uma situação de risco e como se deslocar em veículos blindados de forma segura.
O evento também teve espaço para troca de experiências entre os convidados sobre as feiras de tecnologia mais prestigiadas do mundo, como a ISC.
Jaqueline Gagliano, Gerente de Produto da RX Global, que organiza os eventos nos Estados Unidos, Brasil e México, falou sobre as novidades apresentadas na última edição da ISC West, em Las Vegas, no mês de março, e contou sobre os preparativos e expectativas para as próximas edições, que acontecem em setembro, no Brasil, e em novembro em Nova Iorque.
No final do encontro, Daniel Coelho foi convidado a compor uma comitiva de Gestores de Condomínios de Luxo para visitarem a ISC BRASIL, que acontece em setembro, e liderar a comitiva para o Executive Club Member for ISC East, que está programada para o mês de novembro, em Nova York.